feliz natal
Misericordiae Vultus
juce

logo 128

Nossa Senhora das Dores

 

maio_6

A celebração em torno do sofrimento de Maria tem origem no século XV, mas somente em 1667 foi estabelecida uma liturgia com iconografia definida. O título relembra as chamadas Sete Dores de Maria: A profecia de Simeão (Lc. 2,34), A fuga para o Egito, Jesus encontrado no templo, Maria se encontra com Jesus na via dolorosa, Jesus morre na cruz, Abertura do coração de Jesus pela lança e descimento da cruz e Jesus é colocado no sepulcro. Essa devoção chegou ao Brasil por volta de 1770, estabelecendo-se inicialmente em Minas Gerais. Nossa

Senhora das Dores está presente na experiência espiritual de Santa Paula Elizabete Cerioli e faz parte da devoção da Congregação da Sagrada Família de Bérgamo.

 

Festa: 15 de setembro

Oração a Nossa Senhora das Dores


Ó Mãe das Dores. Rainha dos mártires, que tanto chorastes vosso Filho, morto para me salvar, alcançai-me uma verdadeira contrição dos meus pecados e uma sincera mudança de vida.
Mãe pela dor que experimentastes quando vosso divino Filho, no meio de tantos tormentos, inclinando a cabeça expirou à vossa vista sobre a cruz, eu vos suplico que me alcanceis uma boa morte. Por piedade, ó advogada dos pecadores, não deixeis de amparar a minha alma na aflição e no combate da terrível passagem desta vida a eternidade.
E, como é possível que, neste momento, a palavra e a voz me faltem para pronunciar o vosso nome e o de Jesus, rogo-vos, desde já, a vós e a vosso divino Filho, que me socorrais nessa hora extrema e assim direi: Jesus e Maria, entrego-Vos a minha alma.
Amém.