logo 128

1º dia:

A vocação de São José

 

Sao_Jose-500

 

“Que São José vos abençoe, vos proteja, vos guarde em todo o tempo da vossa vida”

(Santa Paula Elizabete Cerioli)

 

Invocação: Em Nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo.

 

Palavra do Senhor (LC 1, 26-38)

 

“No sexto mês, o anjo Gabriel foi enviado por Deus a uma cidade da Galiléia, chamada Nazaré, a uma virgem desposada com um homem que se chamava José, da casa de Davi e o nome da virgem era Maria. Entrando, o anjo disse-lhe: Ave, cheia de graça, o Senhor é contigo. Entrando, o anjo disse-lhe: Ave, cheia de graça, o Senhor é contigo. O anjo disse-lhe: Não temas, Maria, pois encontraste graça diante de Deus. Eis que conceberás e darás à luz um filho, e lhe porás o nome de Jesus. Ele será grande e chamar-se-á Filho do Altíssimo, e o Senhor Deus lhe dará o trono de seu pai Davi; e reinará eternamente na casa de Jacó, e o seu reino não terá fim. Maria perguntou ao anjo: Como se fará isso, pois não conheço homem? Respondeu-lhe o anjo: O Espírito Santo descerá sobre ti, e a força do Altíssimo te envolverá com a sua sombra. Por isso o ente santo que nascer de ti será chamado Filho de Deus. Também Isabel, tua parenta, até ela concebeu um filho na sua velhice; e já está no sexto mês aquela que é tida por estéril, porque a Deus nenhuma coisa é impossível. Então disse Maria: Eis aqui a serva do Senhor. Faça-se em mim segundo a tua palavra. E o anjo afastou-se dela.”

Reflexão

A palavra de Deus nos ajuda a ver São José inserido no único desígnio de salvação, com o qual Deus bendito, por meio de seu Filho Jesus Cristo, nascido de Maria, usa de misericórdia para com os homens e os conduz á sua amizade.

São José, nesse plano de Deus, tem o seu lugar, isto é, uma vocação. Nenhum homem está fora do desígnio de Deus, somos, todos, os chamados de Deus. Devemos estar persuadidos dessa fundamental verdade para poder interpretar a nossa vida. Ser chamados por Deus quer dizer exatamente ser colocados por Ele no desígnio de salvação para que sejamos, ao mesmo tempo, beneficiados e colaboradores.

São José é um exemplo de como a criatura deve responder ao plano de Deus a seu respeito. Pela iniciativa de Deus ele se encontra inserido de modo extremamente comprometedor no mistério da Encarnação do Verbo: é o esposo de Maria, será o pai adotivo de Jesus e levará avante a Encarnação como evento histórico, humano e social.

Ele presidirá a família de Nazaré, sustentá-la-á com o seu trabalho, defendê-la-á e protegê-la-a sem ser o protagonista, mas deixando que Deus o seja.

Desse modo realizou-se também como homem, e hoje o vemos no vértice da historia humana da salvação, com o seu sim pleno de fé e de abandono.

Devemos aprender de São José, sobretudo a conversão, isto é, a tornarmo-nos sempre mais os pobres de Deus, criaturas simples, pequeninos filhos do Pai, com uma certeza no coração que se chama fé, com uma liberdade de alma que é a esperança filial. Aquela fé e esperança que foram a substancia mais profunda do amor e do serviço do justo José.

 

Oração

Ó Deus dos patriarcas e profetas, que em São José deste à tua paternidade: vigia sobre teus filhos, para que através das alegrias e dos sofrimentos da vida reconheçamos sempre a tua santíssima vontade, colaborando na obra da redução. Por Cristo nosso Senhor.

 

 

Pai-Nosso, Ave-Maria e Glória ao Pai,,,