logo 128

adventoHoje a Igreja começa a celebrar o Tempo do Advento. È um Tempo litúrgico que tem como característica a preparação. Primeiro, para a comunicação da primeira vinda do Filho de Deus e a segundo a preparação dos corações para a expectativa da segunda vinda do Senhor no fim dos tempos. Nesse sentido de preparação do coração humano é que a coluna Santo Apetite quer trazer nesse período, além das deliciosas receitas, um pequeno pensamento sobre o evangelho e um personagem bíblico que marca o Advento. Assim, possamos não só preparar a nossa mesa, mas também o nosso lado espiritual para acolher o Senhor.

 

 

1º Domingo do Advento - Ano C

Lc 21,25 -28.34 – 36

Lucas no primeiro momento apresenta um discurso “apocalíptico” de Jesus. Num segundo momento apresenta o Salvador que retornará com potencia e glória após a sua vitória contra o mal. O Evangelho de hoje é um convite a abandonar-se na esperança de Deus que é rica de caridade. Se o nosso amor é balançado ou carregado de medo e incertezas, é hora de abrir o coração para uma esperança em Deus. Pois, se a caridade for alicerçada na fé, na santidade, deverá resistir até a vinda de Cristo. Enfim, a atitude para esse primeiro domingo de advento é aquela de verdadeira vida de oração para ficar atento e vigilante aos sinais de Deus.

Personagem da semana: Isaías

Isaías viveu durante o reinado de Ozias, Joatão, Acaz, e Ezequias (por volta do ano 740 - 700 a.c). Ele insistiu no direito e na Justiça, na defesa do pobre, da viúva e do órfão.

Isaías prepara a Igreja para a vinda do Senhor. Uma vinda que é atual através do encontro com o mistério do culto. O mundo ainda não vive intensamente e verdadeiramente o Reino. Então, a Igreja convida a olhar-lo e perceber nele um eco de grande esperança para os seres humanos de todos os tempos. Uma esperança que é o cumprimento das promessas de Deus. Esse menino é o Deus conosco. Um Deus que vem a nós, que nos procura se fazendo acolhido e se deixando acolher. E essa esperança que Isaías trás não é para o futuro, mas para o presente, porque Deus já está conosco. Está visinho da nossa vida, das nossas dificuldades.