logo 128

Evangelho - Mc 4,35-41

35Naquele dia, ao cair da tarde,
Jesus disse a seus discípulos:
'Vamos para a outra margem!'
36Eles despediram a multidão e levaram Jesus consigo,
assim como estava na barca.
Havia ainda outras barcas com ele.
37Começou a soprar uma ventania muito forte
e as ondas se lançavam dentro da barca,
de modo que a barca já começava a se encher.
38Jesus estava na parte de trás,
dormindo sobre um travesseiro.
Os discípulos o acordaram e disseram:
'Mestre, estamos perecendo e tu não te importas?'
39Ele se levantou e ordenou ao vento e ao mar:
'Silêncio! Cala-te!'
O ventou cessou e houve uma grande calmaria.
40Então Jesus perguntou aos discípulos:
'Por que sois tão medrosos?
Ainda não tendes fé?'
41Eles sentiram um grande medo e diziam uns aos outros:
'Quem é este, a quem até o vento e o mar obedecem?'
Palavra da Salvação.
 
Reflexão
O Evangelho de hoje, nos apresenta um símbolo que recorre ao longo de toda a Bíblia: o mar (se veja, por exemplo: Gn 6-8; Ex 14; Sl 74,13-17; 42,7-8; Mt 14,22-33). Mas, na Bíblia, o mar não é um símbolo positivo. Ele representa as trevas, o mal e a morte. No Antigo Oriente se pensava que a criação fosse obra da divindade que domava o mar, símbolo do caos primordial e no livro do Apocalipse o mar representa a origem do mal (Ap 13,1). Vejamos no detalhe o Evangelho de hoje para bem entender a mensagem que o evangelista quer nos transmitir servindo-se do símbolo do mar. Por primeiro, a exclamação de Jesus: “Vamos para a outra margem!” (v.35). Jesus está encorajando os discípulos a ir para frente, mas estas palavras são significativas por nós também. Jesus nos diz: “Coragem! Vive a sua vida! Olhe para frente! A outra margem está lá e precisa alcançá-la!”. Ir para a outra margem, poderia ser a metáfora da nossa vida: a existência do homem é uma passagem e a outra margem é a salvação que deve ser conquistada. Há muitas pessoas hoje que perderam o sentido da vida e a vontade de fazer qualquer coisa. Jesus hoje diz: “A vida é uma só e precisa vive-la bem”. Segundo passo: os discípulos começaram a navegar para a outra margem (v.36). Na frente do “mar”, a coisa melhor não é fugir, mas enfrentá-lo. Somente enfrentando as dificuldades se cresce tornando-se uma pessoa adulta e amadurecida. Mas, para fazer qualquer coisa é necessária a vontade de fazer: quando Jesus curou o homem que estava doente há 38 anos (Jo 5,1-18), por primeiro lhe perguntou: “Queres ficar curado?” (v.6). Em qualquer situação da vida o primeiro remédio é a minha vontade. A sabedoria popular criou este provérbio: “Ajuda-te que o céu te ajudará”. Deus não pode curar uma pessoa que não deseja ser curada e não pode salvar uma pessoa que não quer ser salvada. Terceiro: Começou a soprar uma ventania muito forte e as ondas se lançavam dentro da barca [...]” (v.37). A vida não é uma brincadeira e muitos são os obstáculos que precisa superar para chegar á outra margem. O que fazer quando “os ventos” e “as ondas” da vida parecem nos aniquilar? A resposta se encontra no versículo 38: como fizeram os discípulos, invocar o próprio Deus. Mas, para fazer isto precisa ser humilde para reconhecer os próprios limites. Deus não é um “mago” que só se invoca quando todos os outros tentativos já falharam, mas é o Pai que nos carrega “sobre asas de águia” (Ex 19,4). Mas, nós acreditamos nisto? Acreditamos que Deus é o nosso Pai? Acreditamos que Deus pode resolver qualquer situação? Porque eu nunca invocaria uma pessoa na qual eu não confio. Quarto. Deus prontamente ajuda os seus filhos que precisam da sua ajuda: Ele se levantou e ordenou ao vento e ao mar: «Silêncio! Cala-te!»” (v.39). A Bíblia inteira testemunha a paternidade fiel de Deus para com os seus filhos e a cruz de Jesus é a suprema demonstração dessa fidelidade. O Evangelho de hoje, porém não termina com Jesus que resolve a situação, mas termina com estas palavras de Jesus:Por que sois tão medrosos? Ainda não tendes fé?” (v.40). Imaginemos que a frase de Jesus continue... “Porque você é tão medroso? Porque você está convencido que a sua vida seja uma bagunça sem saída? Porque você pensa que os seus problemas sejam sem solução? Pára um momento... Eu sou Deus, o único Deus, Aquele que fechou o mar com portas e colocou os seus limites (Jó 38,8-10), que caminha ao teu lado, que te ama de um amor eterno. Acredite em mim. Eu ressuscitei Lázaro, troquei a água em vinho, curei os cegos, os coxos, os leprosos, os surdos e amei de um amor que é mais forte do que a própria morte. Deixei-te a minha mãe para que Ela te conduzisse até mim. Acredite em mim. È muito fácil, só precisa dizer de todo coração: «Jesus, eu confio em você»”. O mar poderá ser muito profundo e as ondas muito altas, mas “se Deus está conosco, quem estará contra nós” (Rm 8,31b)?