logo 128

9 ano cEvangelho - Lc 7,1-10
 
Naquele tempo:
1Quando acabou de falar ao povo que o escutava,
Jesus entrou em Cafarnaum.
2Havia lá um oficial romano
que tinha um empregado a quem estimava muito,
e que estava doente, à beira da morte.
3O oficial ouviu falar de Jesus
e enviou alguns anciãos dos judeus,
para pedirem que Jesus viesse salvar seu empregado.
4Chegando onde Jesus estava,
pediram-lhe com insistência:
'O oficial merece que lhe faças este favor,
5porque ele estima o nosso povo.
Ele até nos construiu uma sinagoga.'
6Então Jesus pôs-se a caminho com eles.

Porém, quando já estava perto da casa,
o oficial mandou alguns amigos dizerem a Jesus:
'Senhor, não te incomodes,
pois não sou digno de que entres em minha casa.
7Nem mesmo me achei digno
de ir pessoalmente ao teu encontro.
Mas ordena com a tua palavra,
e o meu empregado ficará curado.
8Eu também estou debaixo de autoridade,
mas tenho soldados que obedecem às minhas ordens.
Se ordeno a um : 'Vai!', ele vai;
e a outro: 'Vem!', ele vem;
e ao meu empregado 'Faze isto!', e ele o faz'.'
9Ouvindo isso, Jesus ficou admirado.
Virou-se para a multidão que o seguia, e disse:
'Eu vos declaro que nem mesmo em Israel
encontrei tamanha fé.'
10Os mensageiros voltaram para a casa do oficial
e encontraram o empregado em perfeita saúde.
Palavra da Salvação.
Comentário
“Mas ordena com a tua palavra [...]” (Lc 7,7b): nesta frase do oficial romano Jesus percebe uma fé sem limites, incondicionada, até superior àquela dos israelitas. E nós temos fé na Palavra de Deus? Quando escutarmos a Palavra de Deus qual é a primeira reação? Para responder temos que conhecer melhor algumas características “daquela Palavra”.
1) A Palavra de Deus é criadora. No primeiro capitulo do livro do Gênesis temos por onze vezes a expressão «Deus disse» (1,3.6.9.11.14.20.22.24.26.28.29). É a Palavra de Deus que ordena a criação (a formula “Deus disse” precede todo ato criador) e tudo foi criado por meio da sua Palavra (“Tema toda a terra ao Senhor; temam-no todos os moradores do mundo. Porque falou, e foi feito; mandou, e logo apareceu” Sl 33,8-9). O quarto Evangelho dá testemunho disso no primeiro capitulo: “No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus. Ele estava no princípio com Deus. Todas as coisas foram feitas por ele, e sem ele nada do que foi feito se fez” (Jo 1,1-3).
2) A Palavra de Deus é vivificadora. Aqueles que nós tradicionalmente chamamos “dez mandamentos” são chamados “dez palavras” pelos hebreus. Assim começa o Decálogo: “Deus pronunciou todas estas palavras, dizendo [...]” (Ex 20,1). Vivenciar as “dez palavras” significa ficar fiel à aliança com Deus, ou seja, escolher a vida: “Eis que hoje estou colocando diante de ti a vida e a felicidade, a morte e a infelicidade. Se ouves os mandamentos de Iahweh teu Deus que hoje te ordeno - amando a Iahweh teu Deus, andando em seus caminhos e observando seus mandamentos, seus estatutos e suas normas -, viverás e te multiplicarás” (Dt 30,15-16a).
3) A Palavra de Deus é libertadora. No mundo há muitos falsos profetas que afirmam di possuir a verdade, mas a sua Palavra é a única que não engana: “Se vós permanecerdes na minha palavra, verdadeiramente sereis meus discípulos e conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará” (Jo 8,31-32).
4) A Palavra de Deus ressuscita. “E [...] clamou com grande voz: «Lázaro, sai para fora»” (Jo 11,43). Quando a morte parece ter pronunciado a última palavra eis que a sua Palavra é a única que pode livrar o homem da morte, porque é uma palavra de amor, de benção e de graça que nem a morte pode silenciar.
5) A Palavra de Deus desmascara. A sua Palavra é verdadeira e desmascara as reais intenções do coração: “Porque a palavra de Deus é viva e eficaz, e mais penetrante do que espada alguma de dois gumes, e penetra até à divisão da alma e do espírito, e das juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e intenções do coração” (Hb 4,12).
No nosso dia-a-dia escutamos muitas palavras e “palavrões” e muitas vezes parece muito difícil discernir verdade, acabando para “abrir as portas” à verdades aparentes que nos causam medo, inquietação e irritação. Somente uma Palavra pode criar, vivificar, libertar, ressuscitar e desmascarar; a única que pode matar a nossa sede de infinito porque todo ser humano foi feito a imagem daquela Palavra. Vamos abrir os nossos corações para que a Palavra de Deus possa entrar em nós, morar em nós e conformar o nosso ser segundo a sua imagem.