logo 128

marcoCom pesar comunicamos o falecimento de Pe. Marcos Ceroni nosso coirmão e pároco da nossa Paróquia Sagrada Família em Montes Claros.
Manifestamos nossa comunhão, carinho e solidariedade ao seu irmão Pe. Pietro, à sua família e a todos os parentes e amigos.
Neste momento a nossa fé nos consola e nos dá a certeza da paz eterna para nosso querido pe. Marcos.
Deus, pela intercessão da nossa Fundadora, conceda a ele a recompensa de sua fé e amor que dedicou a Deus e à sua amada missão brasileira, de forma particular em Itapevi-SP, Carapicuíba-SP, Florida Paulista-SP, Assaí-PR, Peabiru-PR, Montes Claros-MG.
O velório será na sua cidade natal, Oltre il Colle, na Italia, onde se encontrava para um período de férias.
O funeral será celebrado na Igreja matriz de Oltre il Colle (Bg) nesta quarta-feira às 10h30 hora local (5h30 horário de Brasilia). O sepultamento, por vontade dos parentes, acontecerá na capela dos padres da sua cidade.
 

 

Breve Histórico de sua vida

Pe. Marcos, uma vida dedicada à missão brasileira.

Nascido o 21 de janeiro numa pequena cidade de montanha, Oltre il Colle, na província de Bergamo, Pe. Marcos ingressou ainda criança no Instituto da Sagrada Família de Martinengo. Junto com o irmão Pietro, um ano mais velho, começou a caminhada rumo a consagração religiosa. Professou os primeiros votos o 4 de julho de 1965 e foi ordenado o 27 de maio de 1975.
Depois de alguns anos de apostolado na Itália (Villacampagna, Orzinuovi, Roma, em 30 de novembro de 1974 coroa o seu sonho: ser missionário.
Numa época de muita pobreza e precariedade pe. Marco se entrega de corpo e alma ao seu apostolado carismático na grande São Paulo. Antes como vigário em Itapevi (1974-75; 1981-82), depois como pároco em Carapicuíba (1975-1980). No ano 1982 é enviado como pároco no interior de São Paulo, na paróquia de Florida Paulista-SP. Aqui permanece até o ano 1986 quando é transferido no Paraná, na recém constituída comunidade da Sagrada Família, na paróquia de Assaí-PR. Atua nesta cidade até o 1993 quando assume, por cinco anos, a responsabilidade da comunidade e da paróquia São João Batista em Peabiru-PR.
O 19 de fevereiro de 1998 é enviado na cidade de Montes Claros para trabalhar com a tríplice finalidade de acompanhar carismaticamente as Irmãs da Sagrada Família de Montes Claros que se inspiraram no carisma e na espiritualidade da Santa Paula Elisabete Cerioli; de preparar as condições para a fundação de uma nova paróquia dedicada a “Sagrada Família” situada em uma das maiores e mais pobres favelas da cidade e de ativar uma série de intervenções em favor dos menores, sobretudo, aqueles impedidos de viver uma vida plena e digna, porque pertencem as famílias mais necessitadas, pois são atingidas pelas secas que nesta região é bem mais frequente.
Com a fundação da paróquia Sagrada Família coroa os seus esforços pastorais. Dedica tudo o que tem para os paroquianos, organizando as pastorais, os movimentos e os grupos. Ajuda as comunidades urbanas e rurais com cada meio. Constrói a grande igreja matriz para oferecer a Deus uma digna morada entre os homens. Os últimos anos se dedica a construção de um santuário para a Fundadora, Santa Paula Elisabete Cerioli. Amado por todos é considerado um pai e pastor por aqueles que o conheceram mais de perto.
A dedicação apostolica o consome fisicamente. Nos últimos tempos o cansaço e as doenças o levam a pedir para entregar o cargo de pároco em outras mãos.
Se despediu oficialmente da Paróquia de Montes Claros o 30 de junho destes anos e foi aproveitar de alguns dia de descanso na Itália, na sua terra.
Deus o chamou para si na noite do dia 8 de setembro.
 
 

pe. Marcos

pe. Marcos Ceroni, pe. Roberto Maver, Dom José Alberto Moura, bispo de Montes Claros e pe. Gianmarco Paris, Superior geral.