logo 128

Ascensione2Evangelho - Lc 24,46-53

Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos:
46'Assim está escrito:
O Cristo sofrerá
e ressuscitará dos mortos ao terceiro dia
47e no seu nome, serão anunciados
a conversão e o perdão dos pecados
a todas as nações, começando por Jerusalém.
48Vós sereis testemunhas de tudo isso.
49Eu enviarei sobre vós aquele que meu Pai prometeu.
Por isso, permanecei na cidade,
até que sejais revestidos da força do alto'.
50Então Jesus levou-os para fora, até perto de Betânia.
Ali ergueu as mãos e abençoou-os.
51Enquanto os abençoava,
afastou-se deles e foi levado para o céu.
52Eles o adoraram.
Em seguida voltaram para Jerusalém, com grande alegria.
53E estavam sempre no Templo, bendizendo a Deus.
Comentário
“Depois de dizer isto,Jesus foi levado ao céu, à vista deles.Uma nuvem o encobriu,de forma que seus olhos não mais podiam vê-lo” (At 1,9). Assim Lucas nos Atos dos Apóstolos, segunda parte da sua obra, descreve a Ascensão de Jesus ao céu. Parece um momento melancólico: Jesus “desaparece” e os discípulos “ficam sozinhos”. Nada de tudo isso. A Ascensão não é a triste “despedida” de Jesus, mas a conclusão mais linda que a sua vida terrena podia ter: Jesus cumpriu totalmente a vontade do Pai e agora volta para Ele, para sentar-se na glória. Por primeiro é preciso compreender a vida terrena de Jesus como uma missão. Jesus “se fez carne” (Jo 1,14) para nos revelar o verdadeiro rosto de Deus, ou seja, um Pai misericordioso que “não quebra a cana rachada, não apaga a mecha bruxuleante [...]” (Is 42,3). A missão de Jesus foi revelar que Deus escolheu estar ao lado do homem e aceitou de ser pregado na cruz para ficar fiel a esse amor. Como diz muito bem o quarto evangelista, o amor transformou o sofrimento da cruz em glória (Jo 2,4; 12,23.32; 17,5; 19,30): na cruz, de braços abertos, Jesus acolhe todo homem e aquele “abraço” é a revelação máxima do amor de Deus (Lc 23,39-43). Como escreve muito bem São Paulo na segunda leitura, Deus ressuscitou Jesus “dos mortose o fez sentar à sua direita nos céus,bem acima de toda a autoridade, poder, potência,soberania ou qualquer título que se possa mencionarnão somente neste mundo, mas ainda no mundo futuro” (Ef 1,20-21). Jesus tinha cumprido a missão mais “incrível”: Ele “esvaziou-se a si mesmo, e assumiu a condição de servo, tomando a semelhança humana” (Fl 2,7) e agora recebeu “o Nome que é sobre todo o nome” (Fl 2,9). O quarto evangelista explica muito bem a volta de Jesus para o Pai: “Antes da festa da Páscoa, sabendo Jesus que chegara a sua hora de passar deste mundo para o Pai, tendo amado os seus que estavam no mundo, amou-os até o fim [...] sabendo que o Pai tudo colocara em suas mãos e que ele viera de Deus e a Deus voltava” (Jo 13,1.3). Portanto a Ascensão é a conclusão desse caminho de volta para o Pai. Mas as maravilhas de Deus, em Jesus, não terminaram aqui. ”Enquanto comiam, Ele tomou um pão, abençoou, partiu-o e distribuiu-lhes, dizendo: «Tomai, isto é o meu corpo». Depois, tomou um cálice e, dando graças, deu-lhes e todos dele beberam. E lhes disse: «Isto é o meu sangue, o sangue da Aliança, que é derramado em favor de muitos»” (Mc 14,22-24; veja também Mt 26,26-28; Lc 22,17-19). Instituindo o sacramento da Eucaristia, durante a Última Ceia, Jesus nos deixou a possibilidade de ficar sempre, em qualquer momento, perto d’Ele. Depois de ter ressuscitado dos mortos Jesus está além das categorias humanas do espaço e do tempo e por isso Ele está presente realmente em todo sacrário. A Eucaristia nos fortifica, nos torna templo de Deus (1Cor 3,16) e nos permite cumprir a missão que Jesus nos deixou: “[...] no seu nome, serão anunciadosa conversão e o perdão dos pecadosa todas as nações, começando por Jerusalém” (Lc 24,47-48). No Antigo Testamento, somente o sumo sacerdote uma vez por ano, podia ter acesso ao lugar onde Deus estava (Lv 16,2.17); nós temos essa possibilidade todo dia se participarmos da Missa. “Eis que eu estarei convosco todos os dias,até ao fim do mundo” (Mt 28,20b): verdadeiramente Jesus é o Emanuel, o Deus conosco (Mt 1,23)! Eu desejo aproveitar do dom imenso da eucaristia e caminhar todo dia junto com Jesus?