logo 128

A culinária mineira é o resultado de toda uma mistura de regiões brasileiras, sem nos esquecermos da influência dos estrangeiros que já estavam no país. As receitas vindas de diversas partes do Brasil sofreram mudanças e adaptações. A mistura de ingredientes ou a substituição de um pelo outro foram montando e construindo a culinária do estado.

E falando de comida mineira, não se pode esquecer o hábito mineiro de sempre oferecer algum quitanda, principalmente um delicioso doce a quem aos visitantes. E comer um bom doce é um privilégio de quem visita Araxá. Sua culinária recebeu influência dos índios, dos primeiros colonizadores portugueses e dos tropeiros, uma característica da boa comida mineira. Os doces de Araxá são famosos em todo Brasil, a fabricação caseira de compotas, balas, cristalizados, acabaram tornando-se uma atração dando água na boca de quem visita suas instalações.

Nesta semana queremos partilha com você uma deliciosa receita de doce que nos enviou uma internauta de Minas Gerais: Ana Lúcia Lima, de Inimutaba. Desde já queremos agradecer a Ana Lúcia, e convidar a você que nos visita a também deixar alguma receita de sua região ou de sua família.

MinasGerais_Municip_Inimutaba

A todos um Santo Apetite UAI!!!

Doce de banana com creme


doce_banana_creme_mineiro


Ingredientes:

5 Bananas Nanica (ou prata) em rodelas

1 lata de leite condensado

4 xícaras de leite

5 colheres de sopa de amido de milho

cravo e canela em pó

½ xícara (chá) açúcar

2 ovo

2 xícaras de água

Preparo:

Em uma panela, pôr o açúcar cristal e levá-lo ao fogo brando até virar uma calda queimada. Pôr duas xícaras de água. Partir as bananas, descascadas, ao meio e pôr na calda. Deixar ferver por 15 minutos. Desligar o fogo e pôr o cravo e a canela. Deixar esfriar. Reservar.

O creme

Separar as gemas e as claras. Levar ao fogo baixo o leite condensado, o leite comum, as gemas batidas e o amido de milho, até engrossar. Deixar esfriar.

Montagem

Despejar em um refratário o doce de banana e cobri-lo com o creme. Bater as três claras em neve e pôr três colheres de açúcar refinado, até formar um suspiro. Pôr sobre o creme e levar a torta ao forno por 5 minutos, até corar o suspiro.