feliz natal
Misericordiae Vultus
juce

logo 128

tempos liturgicos

Quaresma 2012

papa angelus2

Com o Motu Proprio "PORTA FIDEI" o Papa BENTO XVI decide dai início ao ANO DA FÉ. Este terá início a 11 de Outubro de 2012, no cinquentenário da abertura do Concílio Vaticano II, e terminará o dia 24 de Novembro de 2013.

 

 

 

 

 

 

 

 

Read more ...

A missão de São José

3º dia:

A missão de São José

sao-jose

 

“O Senhor seja o nosso apoio, Maria Santíssima a nossa ajuda e São José seja o nosso protetor.”

(Santa Paula Elizabete Cerioli)

 

Invocação: Em Nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo.

 

Palavra do Senhor (LC 2, 41-52)

 

“Seus pais iam todos os anos a Jerusalém para a festa da Páscoa. Tendo ele atingido doze anos, subiram a Jerusalém, segundo o costume da festa. Acabados os dias da festa, quando voltavam, ficou o menino Jesus em Jerusalém, sem que os seus pais o percebessem. Pensando que ele estivesse com os seus companheiros de comitiva, andaram caminho de um dia e o buscaram entre os parentes e conhecidos. Mas não o encontrando, voltaram a Jerusalém, à procura dele. Três dias depois o acharam no templo, sentado no meio dos doutores, ouvindo-os e interrogando-os. Todos os que o ouviam estavam maravilhados da sabedoria de suas respostas. Quando eles o viram, ficaram admirados. E sua mãe disse-lhe: Meu filho, que nos fizeste?! Eis que teu pai e eu andávamos à tua procura, cheios de aflição. Respondeu-lhes ele: Por que me procuráveis? Não sabíeis que devo ocupar-me das coisas de meu Pai? Eles, porém, não compreenderam o que ele lhes dissera. Em seguida, desceu com eles a Nazaré e lhes era submisso. Sua mãe guardava todas estas coisas no seu coração. E Jesus crescia em estatura, em sabedoria e graça, diante de Deus e dos homens.”

 

Reflexão

O bom Deus confiou a São José uma missão: a guarda de Jesus e de sua Mãe santíssima, é nós sabemos que o mistério de Jesus e de Maria está ligado a fins bem preciosos: a gloria de Deus e a salvação do mundo.

E quem melhor do que São José pode nos ensinar a nos tornarmos íntimos de Jesus e de Maria? E o que é esta vida senão a familiaridade com o Senhor?

Desejamos que a familiaridade com Jesus aconteça para a nossa satisfação. Desejamos que se realiza sob a nossa medida, isto é,que o conheçamos e compreendamos segundo nossos critérios.

São José, não obstante ter sido constituído com paterna autoridade sobre a família de Nazaré, mostra-nos que a familiaridade com o Senhor tem o seu preço: deixar Deus agir como lhe convém. E essa atitude aprenderemos de São José. Nós que desejamos conduzir nossa vida, de aprender de José a deixarmos que o Senhor a conduza, com sua escolha e seus planos sobre cada um de nós.

 

Oração

Ó Deus, nosso Criador e Pai, quiseste que teu Filho, gerado antes da criação do mundo, se tornasse membro da família humana; reaviva em nós a veneração pelo dom e o mistério da vida, a fim de que os pais sintam-se participes da fecundidade do teu amor e os filhos cresçam em sabedoria, idade e graça, louvando o teu santo nome. Por Cristo Nosso Senhor.

 

Pai-Nosso, Ave-Maria e Glória ao Pai,,,

 

 

A fé de São José

2º dia:

A fé de São José

 

saojose

 

“Que São José reanime a vossa coragem e vos dê aquela firmeza e boa vontade para o bem”

(Santa Paula Elizabete Cerioli)

 

Invocação: Em Nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo.

 

Palavra do Senhor (LC 2, 1-14)

 

“Naqueles tempos apareceu um decreto de César Augusto, ordenando o recenseamento de toda a terra. Este recenseamento foi feito antes do governo de Quirino, na Síria. Todos iam alistar-se, cada um na sua cidade. Também José subiu da Galiléia, da cidade de Nazaré, à Judéia, à Cidade de Davi, chamada Belém, porque era da casa e família de Davi, para se alistar com a sua esposa Maria, que estava grávida. Estando eles ali, completaram-se os dias dela. E deu à luz seu filho primogênito, e, envolvendo-o em faixas, reclinou-o num presépio; porque não havia lugar para eles na hospedaria. Havia nos arredores uns pastores, que vigiavam e guardavam seu rebanho nos campos durante as vigílias da noite. Um anjo do Senhor apareceu-lhes e a glória do Senhor refulgiu ao redor deles, e tiveram grande temor. O anjo disse-lhes: Não temais, eis que vos anuncio uma boa nova que será alegria para todo o povo: hoje vos nasceu na Cidade de Davi um Salvador, que é o Cristo Senhor. Isto vos servirá de sinal: achareis um recém-nascido envolto em faixas e posto numa manjedoura. E subitamente ao anjo se juntou uma multidão do exército celeste, que louvava a Deus e dizia: Glória a Deus no mais alto dos céus e na terra paz aos homens de boa vontade.”

Reflexão

Contemplamos a docilidade de José diante das intervenções misteriosas de Deus. Foram-lhe ditas coisas impossíveis, paradoxais, e “José, despertando do sono fez com lhe havia ordenado” (Mt 1,24).

São José é um admirável exemplo para a nossa fé: sua vida foi verdadeiramente conduzida pelas iniciativas de Deus: iniciativas misteriosas, iniciativas além da possibilidade de compreensão. José deixou-se conduzir porque era justo, e “justo” é o homem que vive de fé. Esta atitude de fé simples, silenciosa tornou José cooperador preciosíssimo no mistério da Encarnação.

 

Oração

Ó Senhor, que nos renovaste com teu dom, faz com que caminhemos diante de Ti no caminho da santidade e da justiça, com o exemplo e pela intercessão de São José, homem justo t fiel, que na plenitude dos tempos cooperou no grande mistério da nossa redenção.Por Cristo nosso Senhor.

 

Pai-Nosso, Ave-Maria e Glória ao Pai,,,

 

 

A vocação de São José

1º dia:

A vocação de São José

 

Sao_Jose-500

 

“Que São José vos abençoe, vos proteja, vos guarde em todo o tempo da vossa vida”

(Santa Paula Elizabete Cerioli)

 

Invocação: Em Nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo.

 

Palavra do Senhor (LC 1, 26-38)

 

“No sexto mês, o anjo Gabriel foi enviado por Deus a uma cidade da Galiléia, chamada Nazaré, a uma virgem desposada com um homem que se chamava José, da casa de Davi e o nome da virgem era Maria. Entrando, o anjo disse-lhe: Ave, cheia de graça, o Senhor é contigo. Entrando, o anjo disse-lhe: Ave, cheia de graça, o Senhor é contigo. O anjo disse-lhe: Não temas, Maria, pois encontraste graça diante de Deus. Eis que conceberás e darás à luz um filho, e lhe porás o nome de Jesus. Ele será grande e chamar-se-á Filho do Altíssimo, e o Senhor Deus lhe dará o trono de seu pai Davi; e reinará eternamente na casa de Jacó, e o seu reino não terá fim. Maria perguntou ao anjo: Como se fará isso, pois não conheço homem? Respondeu-lhe o anjo: O Espírito Santo descerá sobre ti, e a força do Altíssimo te envolverá com a sua sombra. Por isso o ente santo que nascer de ti será chamado Filho de Deus. Também Isabel, tua parenta, até ela concebeu um filho na sua velhice; e já está no sexto mês aquela que é tida por estéril, porque a Deus nenhuma coisa é impossível. Então disse Maria: Eis aqui a serva do Senhor. Faça-se em mim segundo a tua palavra. E o anjo afastou-se dela.”

Reflexão

A palavra de Deus nos ajuda a ver São José inserido no único desígnio de salvação, com o qual Deus bendito, por meio de seu Filho Jesus Cristo, nascido de Maria, usa de misericórdia para com os homens e os conduz á sua amizade.

São José, nesse plano de Deus, tem o seu lugar, isto é, uma vocação. Nenhum homem está fora do desígnio de Deus, somos, todos, os chamados de Deus. Devemos estar persuadidos dessa fundamental verdade para poder interpretar a nossa vida. Ser chamados por Deus quer dizer exatamente ser colocados por Ele no desígnio de salvação para que sejamos, ao mesmo tempo, beneficiados e colaboradores.

São José é um exemplo de como a criatura deve responder ao plano de Deus a seu respeito. Pela iniciativa de Deus ele se encontra inserido de modo extremamente comprometedor no mistério da Encarnação do Verbo: é o esposo de Maria, será o pai adotivo de Jesus e levará avante a Encarnação como evento histórico, humano e social.

Ele presidirá a família de Nazaré, sustentá-la-á com o seu trabalho, defendê-la-á e protegê-la-a sem ser o protagonista, mas deixando que Deus o seja.

Desse modo realizou-se também como homem, e hoje o vemos no vértice da historia humana da salvação, com o seu sim pleno de fé e de abandono.

Devemos aprender de São José, sobretudo a conversão, isto é, a tornarmo-nos sempre mais os pobres de Deus, criaturas simples, pequeninos filhos do Pai, com uma certeza no coração que se chama fé, com uma liberdade de alma que é a esperança filial. Aquela fé e esperança que foram a substancia mais profunda do amor e do serviço do justo José.

 

Oração

Ó Deus dos patriarcas e profetas, que em São José deste à tua paternidade: vigia sobre teus filhos, para que através das alegrias e dos sofrimentos da vida reconheçamos sempre a tua santíssima vontade, colaborando na obra da redução. Por Cristo nosso Senhor.

 

 

Pai-Nosso, Ave-Maria e Glória ao Pai,,,

2^ Domingo de Quaresma

CartazCF2010A CFE quer ajudar a construir uma cultura de fraternidade, apontanto princípios de justiça, denunciando ameaças e violações da dignidade e dos direitos, abrindo caminhos de solidadriedade. A vida em fraternidade é síntese do Evangelho quanto às relações humanas e testemunha a nossa dignidade como verdadeiros filhos e filhas de Deus. A solidariedade e a fraternidade são aqueles passos a mais que permitem edificar uma sociedade em que todos se sintam como família, com a paz, a harmonia e a segurança que vem do apoio mútuo entre os seres humanos (Conic). LECTIO 2^ DOMINGO DE QUARESMA - ano C