feliz natal
Misericordiae Vultus
juce

logo 128

3º dia:

A missão de São José

sao-jose

 

“O Senhor seja o nosso apoio, Maria Santíssima a nossa ajuda e São José seja o nosso protetor.”

(Santa Paula Elizabete Cerioli)

 

Invocação: Em Nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo.

 

Palavra do Senhor (LC 2, 41-52)

 

“Seus pais iam todos os anos a Jerusalém para a festa da Páscoa. Tendo ele atingido doze anos, subiram a Jerusalém, segundo o costume da festa. Acabados os dias da festa, quando voltavam, ficou o menino Jesus em Jerusalém, sem que os seus pais o percebessem. Pensando que ele estivesse com os seus companheiros de comitiva, andaram caminho de um dia e o buscaram entre os parentes e conhecidos. Mas não o encontrando, voltaram a Jerusalém, à procura dele. Três dias depois o acharam no templo, sentado no meio dos doutores, ouvindo-os e interrogando-os. Todos os que o ouviam estavam maravilhados da sabedoria de suas respostas. Quando eles o viram, ficaram admirados. E sua mãe disse-lhe: Meu filho, que nos fizeste?! Eis que teu pai e eu andávamos à tua procura, cheios de aflição. Respondeu-lhes ele: Por que me procuráveis? Não sabíeis que devo ocupar-me das coisas de meu Pai? Eles, porém, não compreenderam o que ele lhes dissera. Em seguida, desceu com eles a Nazaré e lhes era submisso. Sua mãe guardava todas estas coisas no seu coração. E Jesus crescia em estatura, em sabedoria e graça, diante de Deus e dos homens.”

 

Reflexão

O bom Deus confiou a São José uma missão: a guarda de Jesus e de sua Mãe santíssima, é nós sabemos que o mistério de Jesus e de Maria está ligado a fins bem preciosos: a gloria de Deus e a salvação do mundo.

E quem melhor do que São José pode nos ensinar a nos tornarmos íntimos de Jesus e de Maria? E o que é esta vida senão a familiaridade com o Senhor?

Desejamos que a familiaridade com Jesus aconteça para a nossa satisfação. Desejamos que se realiza sob a nossa medida, isto é,que o conheçamos e compreendamos segundo nossos critérios.

São José, não obstante ter sido constituído com paterna autoridade sobre a família de Nazaré, mostra-nos que a familiaridade com o Senhor tem o seu preço: deixar Deus agir como lhe convém. E essa atitude aprenderemos de São José. Nós que desejamos conduzir nossa vida, de aprender de José a deixarmos que o Senhor a conduza, com sua escolha e seus planos sobre cada um de nós.

 

Oração

Ó Deus, nosso Criador e Pai, quiseste que teu Filho, gerado antes da criação do mundo, se tornasse membro da família humana; reaviva em nós a veneração pelo dom e o mistério da vida, a fim de que os pais sintam-se participes da fecundidade do teu amor e os filhos cresçam em sabedoria, idade e graça, louvando o teu santo nome. Por Cristo Nosso Senhor.

 

Pai-Nosso, Ave-Maria e Glória ao Pai,,,