logo 128

Segundo dia

O discernimento espiritual

Canto

Introdução

Neste segundo dia da novena, invoquemos o Senhor, pela intercesão de Santa Paula Elisabete, para que nos ajude a fazer um autentico e profundo discernimento espiritual.

O discernimento espiritual é a capacidade de olhar e julgar os eventos da vida à luz da Palavra de Deus.

Santa Paula num momento delicado de sua vida soube deixar-se iluminar pela Palavra de Deus e mudar a sua vida.

O Senhor nos ajude a examinar a nossa vida à luz dos seus ensinamentos, nos doe a capacidade de avaliar as poblemáticas de cada dia à sua luz, nos doe o Espirito de conselho para ajudar os outros a fazer um bom discernimento.

Oração

Santa Paula Elisabete Cerioli, vós fostes  uma filha dócil: suscitai em cada filho o desejo de ser dócil e submisso  à vida e a Deus. Ensinai-nos a sermos dóceis!

Santa Paula Elisabete, vós fostes uma mãe generosa: amparai cada mãe na generosidade para com os póprios filhos, para com todos. Ensinai-nos a sermos generosos!

Santa Paula Elisabete, vós fostes uma Fundadora corajosa: ensinai-nos a escutar as invocações dos pequeninos sem futuro. Alcançai para nós a coragem de nos doarmos aos outros, sem reservas, e de nos confiarmos à vontade do Pai. AMÈM.

Leitura da Palavra de Deus:

(Mt. 7, 24-29)

“Portanto, quem ouve estas minhas palavras e as põe em prática é como um homem sensato, que construiu sua casa sobre a rocha. Caiu a chuva, vieram as enchentes, os ventos deram contra a casa, mas a casa não desabou, porque estava construída sobre a rocha. Por outro lado, quem ouve estas minhas palavras e não as põe em prática é como um homem sem juízo, que construiu sua casa sobre a areia. Caiu a chuva, vieram as enchentes, os ventos sopraram e deram contra a casa, e ela desabou, e grande foi a sua ruína!”

Quando ele terminou estas palavras, as multidões ficaram admiradas com seu ensinamento. De fato, ele as ensinava como quem tem autoridade, não como os escribas.

Salmo

(Sal. 139)

Ref.: Senhor se tu me sondas

Senhor, vós me perscrutais e me conheceis,

sabeis tudo de mim, quando me sento ou me levanto.

De longe penetrais meus pensamentos.

Quando ando e quando repouso, vós me vedes,

observais todos os meus passos. (R)

Fostes vós que plasmastes as entranhas de meu corpo,

vós me tecestes no seio de minha mãe. (R)

Sede bendito por me haverdes feito de modo tão maravilhoso.

Pelas vossas obras tão extraordinárias,

conheceis até o fundo a minha alma. (R)

Nada de minha substância vos é oculto,

quando fui formado ocultamente,

quando fui tecido nas entranhas subterrâneas. (R)

Perscrutai-me, Senhor, para conhecer meu coração;

provai-me e conhecei meus pensamentos.

Vede se ando na senda do mal,

e conduzi-me pelo caminho da eternidade (R)

Textos da Fundadora o de sua biografia

(Memória da vida de Paula Elisabete Cerioli, p. 61)

Falando de seu plano a Dom Speranza, como sempre fazia quando pensava em alguma coisa, obteve dele os seguintes conselhos: “Você não está fazendo nada de mal, antes, está fazendo somente o bem e para se fazer o bem sempre se obtém licença. Por enquanto, dê tempo ao tempo. O Senhor que leva em conta todo o bem que fazemos, saberá servir-se também deste, para lhe obter mais luzes de Deus”. Entretanto, como se vê, nem mesmo o hábil diretor espiritual conseguia ver o que Deus pretendia dessa alma. Por este motivo sugeriu-lhe retirar-se, por algum tempo, ao Gromo, em Bérgamo, na casa das Venerandas Filhas do S. Corãção, a fim de ver se Deus clareava os caminhos a serem tomados.

Ela obedeceu e foi acolhida por aquelas religiosas com todo o carinho. Trataram-na com o respeito que merecia sua condição e pela estima que lhe tinham. Poucos dias depois, Dom Speranza foi visitá-la e lhe perguntou como se encontrava, ela respondeu: “Bem, Excelência, até bem demais”. - Então, pretende ficar aqui?” - “Como quiser vossa Excelência”. - “Não, acrescentou-lhe, quero saber como você se sente internamente”. - ”Internamente não me sinto de forma nenhuma inclinada a isso, ou melhor, se antes tinha qualquer inclinação para ficar aqui, agora despareceu totalmente. Sinto-me, isto sim, inclinada a ter uma vida mais pobre e a conviver com pessoas da mais baixa condição”. Então o santo Bispo respondeu: ”Volte o mais breve possível para casa, em paz e espere, fazendo sempre o bem e rezando para que Deus manifeste a sua santíssima vontade e nós a executaremos, está bem?”. - “Muitíssimo bem, Excelência”. E partiu.

Algumas preces

Para que reconheça tua presença em minha vida: ilumina-me Senhor

Para que reconheça teu projeto de amor: ilumina-me Senhor

Para que reconheça o meu lugar dentro da Igreja: ilumina-me Senhor

Para que reconheça o outro como meu irmão e irmã: ilumina-me Senhor

Preces lives

Pai nosso

Oração final

Santa Paula Elisabete, em cada etapa da existência, sempre procurastes a vontade do Pai, mesmo quando ela não se apresentava de modo claro e compreensível aos vossos olhos. Sustentai também a mim na procura constante da vontade de Deus, porque nela está a nossa paz e a nossa consolação. Fazei que meu amor próprio, minha busca de afirmação e a desconfiança não enganem mei coração, mas que eu esteja sempre pronto para procurar por trás das aparências a verdade de Deus. Amém.

Canto