Com a finalidade de dar continuidade ao processo formativo dos educadores, voluntários e envolvidos nas atividades educacionais, a Região brasileira realizou, nos dias 15, 16 e 17 de julho, o VI Simpósio de Educação Sagrada Família com a participação de cerca de 100 pessoas das Comunidades de Jandira, Assai e Peabiru, na Escola São José de Peabiru.
A proposta era a de lançar bases para a construção de uma Plataforma de Valores para fundamentar filosoficamente a Educação Sagrada Família.
No primeiro dia do simpósio foi feito um resgate histórico para se perceber o caminho que a Região vem fazendo, desde 2006, quando aconteceu o primeiro simpósio em Curitiba, para se construir, de maneira participativa, a Proposta Pedagógica Sagrada Família.
O tema proposto para este ano, Escola de Valor, foimuito sugestivo, sobretudo no ano em que foi aprovado o Plano Nacional de Educação e em meio aos debates para a aprovação dos planos estaduais e municipais de educação, com propostas que ferem os valores humanos e cristãos. Como provocações aos participantes foi feito uma reflexão sobre a parábola do tesouro escondido e a pérola de grande valor (Mt 13, 44-46) aludindo ao grande tesouro que temos, o de anunciar e evangelizar através da educação, tendo consciência de que a vida é tão bela que vale a pena ser vivida e gasta por um ideal (cfr. Doc. Final 2001). Depois destas introduções os participantes foram convidados a debater em grupo sobre quais valores transmitimos às nossas crianças, tendo em vista a construção da Plataforma.
A fundamentação e contribuição filosófica do VI Simpósio ficou a cargo do Professor Dr. Fernando José Martins, diretor do Centro de Educação da Universidade do Oeste do Paraná, Campus de Foz do Iguaçu, que durante toda uma manhã fez uma releitura do texto Educação e valores no mundo contemporâneo, de autoria do Professor Dr. Pedro Goergen, da Universidade de Sorocaba.
Pe. Roberto Maver fez sua intervenção propondo o tema Valores cristãos e ceriolianoslevando os participantes a realizarem, em grupo, a construção de uma frase, indicando o que seria valor na escola ou obras educativas. A frase deveria iniciar com:é um valor... Dentre muitas frases elaboradas destacamos algumas como:
- É um valor a criança confiada ao nosso cuidado;
- É um valor o envolvimento das famílias no processo educacional;
- É um valor a serena colaboração entre todos os agentes de educação;
- É um valor a relação educativa caraterizada pela empatia e proximidade;
- É um valor abrir o coração das crianças à amorosa paternidade de Deus;
- É um valor criar um ambiente educativo que seja segunda casa e segunda família;
- É um valor a vigilância leve (ser Anjo) e o olhar cuidadoso na hora da brincadeira, lúdico e recreação;
- É um valor a alegria constante no ambiente escolar e no tratamento com todos;
- É um valor corrigir nossos alunos sem castigar (com momentos de reflexão);
- É um valor a confiança que o professor transmite ao aluno por meio do carinho, diálogo e presença;
- É um valor respeitar e valorizar a essência de cada criança e seus conhecimentos prévios;
- É um valor estimular a esperança transformadora;
- É um valor partilhar o conhecimento adquirido no ambiente escolar meio em que vive;
- É um valor desenvolver o senso crítico do aluno.
De acordo com a finalidade deste VI Simpósio e resultados dos trabalhos partilhados a Região se encarregará de elaborar um livreto recolhendo os ganhos dos Simpósios já ocorridos e a Plataforma de Valores Educacionais Sagrada Família.
O Simpósio é um rico momento de estudo, reflexão e partilha, mas também de encontro e de familiaridade. Desta forma agradecemos a Comunidade religiosa de Peabiru e os educadores do Instituto São José pela acolhida e ricos momentos de lazer.
Pe. Wagner Zacarias Rufino, Vigário regional