logo 128

RitiroOnLine settembre 2012 html 7c386883Evangelho - Jo 13,31-33a.34-35
 
31Depois que Judas saiu, do cenáculo
disse Jesus:
'Agora foi glorificado o Filho do Homem,
e Deus foi glorificado nele.
32Se Deus foi glorificado nele,
também Deus o glorificará em si mesmo,
e o glorificará logo.
33aFilhinhos,
por pouco tempo estou ainda convosco.
34Eu vos dou um novo mandamento:
amai-vos uns aos outros.
Como eu vos amei,
assim também vós deveis amar-vos uns aos outros.

35Nisto todos conhecerão que sois meus discípulos,
se tiverdes amor uns aos outros.'
Palavra da Salvação.
 
Comentário
 
“Eu vos dou um novo mandamento: amai-vos uns aos outros. Como eu vos amei, assim também vós deveis amar-vos uns aos outros” (Jo 13,34). Jesus nos pede de amar os outros como Ele nos amou, mas para realizar o novo mandamento de Jesus por primeiro è preciso compreender como Ele amou. A resposta está no primeiro versículo do décimo terceiro capítulo do Evangelho joanino: “Ora, antes da festa da páscoa, sabendo Jesus que já era chegada a sua hora de passar deste mundo para o Pai, como havia amado os seus, que estavam no mundo, amou-os até o fim” (Jo 13,1). O que significa até o fim? Quero explicá-lo analisando quatro características do amor de Jesus.
1) O amor de Jesus foi TOTAL. Ele amou com tudo o seu ser, com todas as suas forças, com toda a sua inteligência, com todo o seu coração, ou seja, com toda a sua vida. “E, comendo eles, tomou Jesus pão e, abençoando-o, o partiu e deu-lho, e disse: «Tomai, comei, isto é o meu corpo». E, tomando o cálice, e dando graças, deu-lho; e todos beberam dele. E disse-lhes: «Isto é o meu sangue, o sangue do novo testamento, que por muitos é derramado»” (Mc 14,22-24). O pão e o vinho, que simbolizam o corpo e o sangue, explicam muito bem como Jesus se doou totalmente por amor; Ele ofereceu até a sua vida por todos nós. Toda vez que um sacerdote gasta a própria vida pelo povo a ele confiado, toda vez que um pai e uma mãe não se cansam de cuidar dos próprios filhos, toda vez que os esposos vivem um pelo outro, eles são um puro reflexo daquele amor total que caracterizou a vida de Jesus. 
2) O amor de Jesus foi FECUNDO. “Eu vim para que tenham vida, e a tenham com abundância” (João 10,10). A missão de Jesus foi anunciar a todos que Deus é a verdadeira vida e Jesus durante a sua pregação itinerante utilizou muitas imagens para expressar este conceito: água viva (Jo 4,14; 7,27-28), pão da vida (Jo 6,51), luz do mundo (Jo 8,12; 12,46), bom pastor (Jo 10,14-15), a ressurreição e a vida (Jo 11,25-26), o caminho, a verdade e a vida (Jo 14,6), a videira (Jo 15,5). Toda vez que o objetivo das nossas ações não é o nosso interesse, mas aquele do nosso próximo, nós encarnamos no nosso dia-a-dia estas imagens.
3) O amor de Jesus foi FIEL. Como todo homem e mulher, também Jesus teve que enfrentar muitas dificuldades na sua vida, mas Ele ficou sempre fiel ao amor pelo homem. Ele amou de um amor que foi maior de qualquer contrariedade até a traição de Judá, até a renegação de Pedro, até a fuga de todos os apóstolos no Getsemani. Toda vez que uma pessoa continua amando além das dificuldades ficando fiel ao amor pelo próximo, ela torna visível o próprio amor de Jesus.
4) O amor de Jesus foi INDISSOLÚVEL. Jesus durante a sua vida nunca se cansou de nos amar e o seu amor por todos nós é tão grande, tão forte e tão verdadeiro que supera até a morte: “Eis que eu estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos” (Mt 28,20). São Paulo expressou muito bem tudo isso: “Porque estou certo de que, nem a morte, nem a vida, nem os anjos, nem os principados, nem as potestades, nem o presente, nem o porvir, Nem a altura, nem a profundidade, nem alguma outra criatura nos poderá separar do amor de Deus, que está em Cristo Jesus nosso Senhor” (Rm 8,38-39).
Cada um de nós há a possibilidade de impregnar todo secundo da própria vida com esse amor, porque um homem chamado Jesus, dois mil anos atrás veio trazer a revelação definitiva do rosto de Deus que é amor, amor infinito. Vamos viver desse amor e assim iremos nos tornar estrelas luminosas que poderão iluminar os caminhos de muitas pessoas. Deste jeito a vida verdadeira chegará até aos confins do mundo.