logo 128

Quarto dia

Visitar Nazaré

Canto

Introdução

Neste quarto dia da novena, invoquemos o Senhor, pela intercesão de Santa Paula Elisabete, para que nos ajude a encontrar no cotidiano o sentido verdadeiro  da revelação de Deus.

Nazaré foi para Jesus, Maria e José o lugar do acolhimento familiar e cotidiano da Palavra de Deus. Também Santa Paula Elisabete soube descobrir no clima cotidiano de fadiga , trabalho, caridade e humildade o misterío de amor de Deus.

O Senhor nos ajude a encontrar na vida, talvez monotona de cada dia, a sua doce presença, a sua paixao pela vida, a sua extraordinaria normalidade.

Oração

Santa Paula Elisabete Cerioli, vós fostes  uma filha dócil: suscitai em cada filho o desejo de ser dócil e submisso  à vida e a Deus. Ensinai-nos a sermos dóceis!

Santa Paula Elisabete, vós fostes uma mãe generosa: amparai cada mãe na generosidade para com os póprios filhos, para com todos. Ensinai-nos a sermos generosos!

Santa Paula Elisabete, vós fostes uma Fundadora corajosa: ensinai-nos a escutar as invocações dos pequeninos sem futuro. Alcançai para nós a coragem de nos doarmos aos outros, sem reservas, e de nos confiarmos à vontade do Pai. AMÈM.

Leitura da Palavra de Deus

Mt 2, 19-23

Quando Herodes morreu, o anjo do Senhor apareceu em sonho a José, no Egito, e lhe disse: “Levanta-te, toma o menino e sua mãe, e volta para a terra de Israel; pois já morreram aqueles que queriam matar o menino”. Ele levantou-se, com o menino e a mãe, e entrou na terra de Israel. Mas quando soube que Arquelau reinava na Judéia, no lugar de seu pai Herodes, teve medo de ir para lá. Depois de receber em sonho um aviso, retirou-se para a região da Galiléia e foi morar numa cidade chamada Nazaré. Isso aconteceu para se cumprir o que foi dito pelos profetas: “Ele será chamado nazareno”.

Salmo

Sal 1

Ref.: O Senhor vigia sobre os caminhos dos justos

Feliz o homem  que não procede conforme o conselho dos ímpios,

não trilha o caminho dos pecadores,

nem se assenta entre os escarnecedores.

Feliz aquele que se compraz no serviço do Senhor

e medita sua lei dia e noite. (R)

Ele é como a árvore plantada na margem das águas correntes:

dá fruto na época própria, sua folhagem não murchará jamais.

Tudo o que empreende, prospera.

Os ímpios não são assim! Mas são como a palha que o vento leva. (R)

Por isso não suportarão o juízo,

nem permanecerão os pecadores na assembléia dos justos.

Porque o Senhor vela pelo caminho dos justos,

ao passo que o dos ímpios leva à perdição. (R)

Textos da Fundadora o de sua biografia

Visita a Nazaré

Estamos em Nazaré, entremos devagarinho nesta humilde habitação para não perturbar os seus moradores. Quem são eles? Os mais augustos personagens do Céu. Vamos entrando... Que silêncio, que paz se respira aqui... onde estão? Ei-los.

Maria sentada aqui. Ela trabalha, trabalha para a sua Santa Família. Irmãs, admirem e fiquem maravilhadas. A mãe de um Deus... estão vendo, Ela prepara e serve a comida, lava a louça, varre e matem limpa a casa. Quanta majestade em tanta humildade, quanta limpeza em tanta pobreza, quanta ordem em tanta miséria, e por quê? Porque Maria está recolhida, não fala, porque trabalha com tranqüilidade, com amor e para o seu Deus. Afazeres humildes, quanto vocês  são grandes, quanto são invejáveis, santificados e, muito antes de nós, executados pela grande Rainha do Céu. Desejo ardente de se mostrar, de ocupar altos cargos, de independência, quanto se tornam desprezíveis se forem comparados aos afazeres de Maria. E poderemos nós, então, desejar estas coisas?

Vejam José, como olha para sua casta Esposa, a pura e doce Maria. O suor banha sua augusta fronte, a fadiga o alquebra, mesmo assim Ele trabalha, trabalha continuamente, é feliz e agradece, de coração, ao seu Senhor, por poder, com os seus esforços e com a sua fadiga, sustentar e alimentar aqueles queridos penhores a Ele confiados, delícia dos Anjos, sua alegria, seu amor, sua consolação. Feliz de você, José! Como soube corresponder bem a tão alta missão! E nós, como estamos respondendo ao nosso chamado?

A seus pés  está Jesus, o bom Jesus, feito pequeno por amor de nós. Ele brinca e se diverte com pedacinhos de madeira que caem das mãos de seu Pai adotivo. Vai recolhendo-os, une-os... para fazer o que? Cruzes! Que pensamentos passam pela mente de Jesus? Pensa em sua paixão... Vejam-no... Ele nos viu e as oferece a nós porque quer que o sigamos... Ele dá também cruzes à sua Santa Mãe que as recebe com bondade e com amor. Nós as recusaremos, então, depois que as aceitou Maria, e depois que escolhemos ser Irmãs e segui-lo bem de perto...? Mas vejam como Maria e Jesus obedecem a José. Eles não olham a sua dignidade e a sua superioridade em relação a José. José lhes foi dado por Deus e isto basta. Ele é obedecido, honrado e servido. Que exemplo! Entendam e façam o mesmo…

Algumas preces

Para ver o rosto de Deus nos nossos irmãos e irmãs:

ensina-nos Jesus

Para conservar a Palavra de Deus no nosso coração:

ensina-nos Maria

Para valorizar a importância do trabalho:

ensina-nos José

Para descobrir o valor da família:

ensina-nos Sagrada Família

Preces lives

Pai nosso

Oração final

Santa  Paula Elisabete, visitastes “Nazaré” quando começastes a ver com olhos novos e transfigurados o fluir de cada dia, os rostos desiguais das pessoas, a alternância da ação de Deus. Concedei-me não fugir da cotidianeidade cansativa, viver os conflitos, buscar a Deus, tudo em todos. Como fez José, de quem gostaria de aprender a laboriosidade, a escuta e a espera. Amém.

Canto