logo 128

Quinto dia

A Sagrada Família

Canto

Introdução

Neste quinto dia da novena, invoquemos o Senhor, pela intercesão de Santa Paula Elisabete, para que nos ilumine, nos socorra e nos salve.

Santa Paula Elisabete nos ensinou a observar a Sagrada Família, para que ela possa nos sirvir de estímulo e nos instrua e nos ensine a louvar e servir a Deus em cada situações da vida.

A olhar a Sagrada Família faça nos também encontrar no cotidiano o sentido verdadeiro  da revelação de Deus.

Oração

Santa Paula Elisabete Cerioli, vós fostes  uma filha dócil: suscitai em cada filho o desejo de ser dócil e submisso  à vida e a Deus. Ensinai-nos a sermos dóceis!

Santa Paula Elisabete, vós fostes uma mãe generosa: amparai cada mãe na generosidade para com os póprios filhos, para com todos. Ensinai-nos a sermos generosos!

Santa Paula Elisabete, vós fostes uma Fundadora corajosa: ensinai-nos a escutar as invocações dos pequeninos sem futuro. Alcançai para nós a coragem de nos doarmos aos outros, sem reservas, e de nos confiarmos à vontade do Pai. AMÈM.

Leitura da Palavra de Deus

(Lc 2, 1-7)

Quando Herodes morreu, o anjo do Senhor apareceu em sonho a José, no Egito, e lhe disse: “Levanta-te, toma o menino e sua mãe, e volta para a terra de Israel; pois já morreram aqueles que queriam matar o menino”. Ele levantou-se, com o menino e a mãe, e entrou na terra de Israel. Mas quando soube que Arquelau reinava na Judéia, no lugar de seu pai Herodes, teve medo de ir para lá. Depois de receber em sonho um aviso, retirou-se para a região da Galiléia e foi morar numa cidade chamada Nazaré. Isso aconteceu para se cumprir o que foi dito pelos profetas: “Ele será chamado nazareno”.

Salmo com refrão cantado

Sal. 71

Ref.: O Senhor é o meu refúgio e minha salvação

É em vós, Senhor, que procuro meu refúgio;

que minha esperança não seja para sempre confundida.

Por vossa justiça, livrai-me, libertai-me;

inclinai para mim vossos ouvidos e salvai-me.  (R)

Sede-me uma rocha protetora, uma cidadela forte para me abrigar:

e vós me salvareis, porque sois meu rochedo e minha fortaleza.

Meu Deus, livrai-me da mãos do iníquo, das garras do inimigo e do opressor,

porque vós sois, ó meu Deus, minha esperança.  (R)

Senhor, desde a juventude vós sois minha confiança.

Em vós eu me apoiei desde que nasci,

desde o seio materno sois meu protetor;

em vós eu sempre esperei. (R)

Textos da Fundadora o de sua biografia

Qual será, irmãs e irmãos queridos, o fundamento e a base desse novo edifício, a fim de que ele possa crescer e florescer, para a maior glória de Deus, pela salvação de nossas almas e para o benefício do próximo? O título ‘Sagrada Família’ que assumimos fornecer-nos-á seus numerosos desenhos e os materiais se, com especial atenção, estudarmos seus modelos nos três santos Personagens de que é composta essa augusta e divina Família, pela qual nós nos chamamos irmãs e irmãos.

Jamais desviemos da presença deles o olhar, a mente e o coração. Em todos os encontros, em todos os acontecimentos, prósperos ou adversos, sua vida, sua condição comum e pobre, sua ocupação, seus esforços hão de nos fornecer matéria abundante de exemplos e instrução. Sigamo-los e detenhamo-nos amiúde, ora na gruta de Belém, ora pelas montanhas da Judéia, ora pelas estradas do Egito e pelas de Jerusalém, ora com Jesus no Horto das Oliveiras e por toda parte, a fim de nos encorajarmos para os sofrimentos, para as provações, para a abnegação e para os sacrifícios, se estivermos tão fracos a ponto de nos deixarmos abater e atemorizar pelo seu aspecto; ora no Calvário, em companhia da Virgem Maria das Dores,  para aprendermos como se sofre e se deve sofrer quando realmente se ama a Deus.

Com efeito, meus queridos, quem mais freqüentemente deve visitá-los, entreter-se com eles, homenageá-los, adorá-los, agradecê-los senão nós, que somos tão próximos e tão ligados a eles com o título que trazemos? Nossa indignidade não nos pode impedir de nos aproximarmos dessa escola, pois lá está a própria humildade; nossa ignorância de aprender não nos pode impedir de nos aproximarmos dela, pois ali as virtudes são fáceis; nossa frieza e insensibilidade não nos podem impedir de amarmos esse mistério, pois é o mistério de amor. Assim, vamos para lá com zelo e assiduidade, e detenhamo-nos com proveito. É esse, vede, é esse o lugar onde, se vós, irmãos e irmãs, nele fixardes morada, conhecereis o preço dos sacrifícios, o mérito da obediência, a beleza da virtude, a felicidade e a segurança da vida recôndita; é aqui, enfim, o lugar onde será possível cultivar verdadeiros modelos de grandes originais.

Fico com o desejo de abraçar-vos logo; por enquanto me encerro convosco, agora e sempre, naquela Sagrada Família com a qual e pela qual devemos viver e operar.

Algumas preces

Na nossa caminhada: Jesus, Maria e José iluminai-nos

Nas dificuldades:  Jesus, Maria e José socorrei-nos

Na hora da nossa morte: Jesus, Maria e José salvai-nos

Preces lives

Pai nosso

Oração final

Santa Paula Elisabete,  fazei que hoje eu una meus passos aos passos de José, Maria e Jesus.

Que José, o pai, me ajude a fazer que minha paternidade  proceda de Deus, para que eu me disponha a escutar, confortar e orientar aqueles que me são confiados.

Que Maria, a  mãe, me ajude a meditar e a conservar no coração o sentido evangélico e carismático de cada gesto, para que eu aprenda a acolher e a fazer crescer com ternura e com paciência os pequeninos sem futuro.

Que Jesus, o Filho, me ensine a ter confiança, a me tornar filho do único Pai, que a todos e a cada um ama, guarda e faz viver.

Jesus, Maria e José, iluminai-nos, socorrei-nos, salvai-nos em nossa caminhada. Amém.

Canto