logo 128

Evangelho - Mc 1,40-45

Naquele tempo:
40Um leproso chegou perto de Jesus,
e de joelhos pediu:
'Se queres tens o poder de curar-me'.
41Jesus, cheio de compaixão,
estendeu a mão, tocou nele, e disse:
'Eu quero: fica curado!'
42No mesmo instante a lepra desapareceu
e ele ficou curado.
43Então Jesus o mandou logo embora,
44falando com firmeza:
'Não contes nada disso a ninguém!
Vai, mostra-te ao sacerdote
e oferece, pela tua purificação, o que Moisés ordenou,
como prova para eles!'
45Ele foi e começou a contar
e a divulgar muito o fato.
Por isso Jesus não podia mais
entrar publicamente numa cidade:
ficava fora, em lugares desertos.
E de toda parte vinham procurá-lo.
 
 
Reflexão
 
È surpreendente a insistência do evangelista em contar, neste primeiro capítulo, os milagres de cura de Jesus. Por quê? Mt 8,16-17 contem a resposta: “E, chegada à tarde, trouxeram-lhe muitos endemoninhados, e ele com a sua palavra expulsou deles os espíritos, e curou todos os que estavam enfermos. Para que se cumprisse o que fora dito pelo profeta Isaías, que diz: Ele tomou sobre si as nossas enfermidades, e levou as nossas doenças”. Deus através de Jesus mostra o seu verdadeiro rosto, ou seja, o rosto de um pai. Entre Deus e o homem existe um “abismo”: o homem é uma criatura, imperfeita, limitada e só com as próprias forças não conseguiria elevar-se até Deus. Então o próprio Deus baixou-se até o homem preenchendo esse “abismo”. S. Teresa de Lisieux nos explica isso: “Jesus sente prazer em mostrar-me o único caminho que leva para essa fornalha divina, e esse caminho é a entrega da criancinha que adormece sem receio no colo do pai... [...] quero encontrar o meio de ir para o Céu por uma via muito direta, muito curta, uma pequena via, totalmente nova. Estamos num século de invenções. Agora, não é mais preciso subir os degraus de uma escada, nas casas dos ricos, um elevador a substitui com vantagens. Eu também gostaria de encontrar um elevador para elevar-me até Jesus, pois sou pequena demais para subir a íngreme escada da perfeição. Vossos braços são o elevador que deve elevar-me até o Céu, ó Jesus! Para isso, eu não preciso crescer, pelo contrário, preciso permanecer pequena, que o venha a ser sempre mais” (História de uma alma, manuscrito B). Jesus nos mostrou que Deus não se esqueceu do homem, que a sua glória é o homem vivente (em todos os aspectos). Deus em Jesus morreu pregado na cruz para manter-se fiel ao homem apesar das conseqüências. Hoje estamos tão acostumados a ver um crucifixo, a ouvir que Jesus morreu na cruz que perdemos um pouco aquela capacidade de nos maravilhar pelo amor que está atrás disso. Neste domingo a liturgia nos apresenta um traço deste amor através da figura do leproso curado. O leproso devia andar “com as vestes rasgadas, os cabelos em desordem e a barba coberta, gritando: «Impuro! Impuro!»” (Lv 13,45); era abandonado por todos e devia “morar fora do acampamento” (Lv 13,46): significava a perda completa da própria dignidade. Então porque Jesus não respeita essas normas, estende a sua mão, toca nele e o cura? As pessoas viam a aparência (uma pessoa doente), Jesus, “cheio de compaixão” (Mc 1,41), via o coração: toda pessoa humana, enquanto filho/a de Deus, tem uma dignidade imensa e nada e ninguém pode tirá-la, nem o mal da lepra. Esta foi a “revolução do amor” trazida por Jesus: Ele quebrou todas as barreiras, porque o importante é a lei do amor. S. Agostinho disse: “Ama e faz o que quiseres”. Estas palavras não são o “manifesto” da anarquia, porque quando se ama de verdade (e o verdadeiro amor sempre respeita o outro), uma nova luz se acende “transfigurando” a vida: o olhar de Jesus, cheio de compaixão, se torna o nosso olhar e se começa a colocar em prática as palavras de São Paulo na segunda leitura: “Quer comais, quer bebais, quer façais qualquer outra coisa fazei tudo para a glória de Deus”. S. Paula Elisabete viveu esta “transfiguração” quando abriu as portas do seu palácio para acolher os órfãos: ela não via crianças sujas com roupa rasgada, mas filhos/as que precisavam ser amados/as. Disse Gandhi: “Temos de nos tornar a mudança que queremos ver” e ainda “Se queremos progredir, não devemos repetir a história, mas fazer uma história nova”. Jesus a S. Faustina disse que “a humanidade não terá paz enquanto não se voltar com confiança à minha misericórdia” porque só um coração que experimentou o perdão e o amor pode amar e perdoar (Lc 7,47). Todos nós cristãos temos uma grande e linda missão: a missa não termina na igreja porque com a benção final começa uma “nova missa”. Jesus no fim da parábola do bom samaritano disse ao doutor da Lei: “Vai e faze da mesma maneira” (Lc 10,37). Jesus se fez tudo para todos e se comungando nós nos conformamos a Ele, significa que devemos agir como Ele agiu. Esse é o grande desafio do nosso tempo: amar sem reservas. Isto significa ser cristão, isto significa serem homens e mulheres de verdade.