logo 128

SS. TRINDADE
 
Evangelho - Mt 28,16-20
 
Naquele tempo:
16Os onze discípulos foram para a Galiléia,
ao monte que Jesus lhes tinha indicado.
17Quando viram Jesus, prostraram-se diante dele.
Ainda assim alguns duvidaram.
18Então Jesus aproximou-se e falou:
'Toda a autoridade me foi dada no céu e sobre a terra.
19Portanto, ide e fazei discípulos meus todos os povos,
batizando-os em nome do Pai
e do Filho e do Espírito Santo,
20e ensinando-os a observar tudo o que vos ordenei!
Eis que eu estarei convosco todos os dias,
até ao fim do mundo'.
Palavra da Salvação.
Reflexão
São Paulo na primeira carta aos Coríntios escreveu: “Agora vemos em espelho e de maneira confusa, mas, depois, veremos face a face. Agora o meu conhecimento é limitado, mas, depois, conhecerei como sou conhecido” (1Cor8,12). Ninguém, somente com as próprias forças, pode compreender o mistério do Deus uno e trino e somente quando estaremos em comunhão perfeita com Deus no paraíso, conheceremos as coisas perfeitamente. Santo Agostinho deu esta definição da Trindade: “O Pai é o amante, o Filho é o amado e o amor é o Espírito Santo”. Acho que para tentar de explicar a Trindade não precisa fazer muitos raciocínios; a Bíblia não nos apresenta Deus através de definições, mas o apresenta contando as experiências das pessoas que experimentaram na vida a presença viva de Deus. A inteligência ajuda a compreender, mas para conhecer verdadeiramente o nosso Deus, precisa vive-lo no dia-a-dia. Se eu me perguntasse: “Quem é Deus?”, com certeza não responderia com uma definição, mas contando a presença de Deus na minha vida. Se eu respondesse: “Deus é Pai, Filho e Espírito Santo. O Pai é a primeira pessoa da Trindade porque não procede de outra pessoa, mas é o princípio das outras duas; a segunda pessoa chama-se Filho porque é gerada pelo Padre; a terceira pessoa é o Espírito Santo, que procede do Padre e do Filho”, eu daria uma linda definição de Deus, mas ficaria algo que não se meche com a minha vida, ou seja, não seria algo que me pertence. E quando falamos com as pessoas, elas reconhecem se estamos contando algo que temos vivido ou que temos somente lido. Acho que as leituras de hoje nos ajudam a compreender um pouco desse mistério. A primeira leitura do livro do Deuteronômio (4, 32-34.39-40), lembra que Deus é Aquele que fez maravilhas no Egito, diante dos olhos do povo de Israel; portanto Deus é Aquele que age na vida dos homens. Na segunda leitura (Rm 8,14-17), São Paulo fala do Espírito Santo que “se une ao nosso espírito para nos atestar que somos filhos de Deus” (v.16), portanto Deus age no mundo por meio do Espírito Santo. No Evangelho (Mt 28,16-20), São Mateus fala de Jesus como Aquele que está conoscotodos os dias,
até ao fim do mundo” (v.20b), portanto Deus se revela em Jesus. As leituras de hoje nos dizem que Deus, Pai, Filho e Espírito Santo, se meche com a vida dos homens. O Pai se revela por meio do Filho (“Quem me vê, vê o Pai” –Jo 14,9-), que age com a potência do Espírito Santo (“Toda a autoridade me foi dada no céu e sobre a terra” –Mt 28,18-). Portanto, as leituras de hoje nos dizem que Deus se conhece na “prática” da vida quotidiana. Você quer conhecer a Deus? Comece a experimentar o seu abraço, a sua ternura e o seu amor nos acontecimentos mais simples e ordinários e você compreenderá a realidade de Deus na maneira mais clara possível, porque se tornará algo que se encarna em profundidade. Na definição de Santo Agostinho que escrevi no começo, há três palavras particulares: amante, amado e amor. Eis aqui a chave para “compreender” a Trindade: o amor. “Deus é amor” escreveu São João (1Jo 4,8), mas ele aprendeu isto vivenciando Deus na vida de todo dia. Quando uma pessoa experimenta verdadeiramente na sua vida a presença de Deus, ela acha a melhor definição possível. “Para mim Deus é Aquele que me abriu os olhos” poderia dizer são Paulo, “para mim Aquele que transformou a minha maternidade” poderia dizer Santa Paula Elisabete, “para mim Aquele que me ensinou a verdadeira riqueza” poderia dizer são Francisco de Assis... Agora cabe a você olhar para a sua vida e achar a melhor definição possível de Deus...