logo 128

ffb65eb77c9b62a203f6606e9b1ec8d0Evangelho - Mc 13,24-32

Naquele tempo:
Jesus disse a seus discípulos:
24'Naqueles dias, depois da grande tribulação,
o sol vai se escurecer, e a lua não brilhará mais,
25as estrelas começarão a cair do céu
e as forças do céu serão abaladas.
26Então vereis o Filho do Homem vindo nas nuvens
com grande poder e glória.
27Ele enviará os anjos aos quatro cantos da terra
e reunirá os eleitos de Deus,
de uma extremidade à outra da terra.
28Aprendei, pois, da figueira esta parábola:
quando seus ramos ficam verdes
e as folhas começam a brotar,
sabeis que o verão está perto.
29Assim também, quando virdes acontecer essas coisas,
ficai sabendo que o Filho do Homem está próximo,
às portas.
30Em verdade vos digo,
esta geração não passará até que tudo isto aconteça.
31O céu e a terra passarão,
mas as minhas palavras não passarão.
32Quanto àquele dia e hora, ninguém sabe,
nem os anjos do céu, nem o Filho, mas somente o Pai.
Palavra da Salvação.
Reflexão
 
O Evangelho de hoje parece um filme catastrófico: o sol vai se escurecer, a lua não brilhará mais, as estrelas cairão do céu e as forças do céu serão abaladas (vv. 24-25). Uma leitura superficial deixa sem esperança: Jesus está assustando os seus discípulos e também todos nós que estamos lendo essa pagina do Evangelho. Mas esta não é a intenção do texto. Portanto vamos interpretá-lo na maneira correta. Por primeiro é necessário colocá-lo no seu contexto: estamos no capitulo 13, daqui a pouco começará a Paixão (Mc 14) e Jesus está fazendo
um discurso escatológico não para todo o mundo, mas somente para os seus discípulos. Tendo tudo isso como “pano de fundo” podemos compreender como a mensagem de Jesus não é: “Ficai com medo porque o fim do mundo está próximo”, mas: “Vigiai, porque todo momento é importante”. Jesus sabe que o seu tempo “terreno” está acabando, portanto começa a preparar os discípulos para que eles fiquem de olhos abertos, quando Ele não estará mais com eles. Jesus está “criando” nos discípulos uma mentalidade “escatológica”, ou seja, a capacidade de viver agora como se fosse o último momento. Vamos compreender melhor o que significa mentalidade “escatológica”, mas para fazer isso é necessário que cada um de nós imagine de se tornar um dos discípulos enquanto Jesus está fazendo esse discurso. Porque Jesus está falando da sua volta “nas nuvens com grande poder e glória” (Mc 13,26)? Depois da ascensão de Jesus ao céu, os cristãos pensavam que a sua volta fosse “imediata”, mas o perigo, pois o esposo tardava (Mt 25), era aquele de se relaxar como aconteceu com algumas das sete igrejas do livro do Apocalipse (Ap 2-3) e de conseqüência muitos cristãos começaram a deixar de lado a própria relação com o Senhor sendo atraídos por coisas terrenas. A intenção de Jesus é que os discípulos, quando o mestre não estará mais com eles, lembrando-se destas palavras encorajem os cristãos a viver com seriedade a própria vida cristã, de modo que a mentalidade da espera se torne o comportamento quotidiano. A parábola das dez virgens de Lucas 25 deixa entender muito bem tudo isso. Em definitiva mentalidade “escatológica” significa viver o momento presente como se fosse o último. Vamos considerar como exemplo dois namorados. Eles vivem todo momento como se fosse o último porque todo momento vale a pena de ser vivido plenamente e quando eles não estão juntos vivem esperando o momento em que se encontrarão. Esta é uma mentalidade “escatológica”. A relação com o Senhor é igual a qualquer outra relação humana, portanto vale a pena nos perguntar: vivo a minha relação de amor com o Senhor com uma mentalidade “escatológica”? O livro do Deuteronômio ao capitulo 31 diz com palavras duras: “Os céus e a terra tomo hoje por testemunhas contra vós, de que te tenho proposto a vida e a morte, a bênção e a maldição; escolhe pois a vida, para que vivas [...]”(Dt 30,19). O sentido destas palavras é: “hoje é o momento para escolher de viver em plenitude a relação com o teu Deus, portanto não deixe por amanhã”. Viver o momento presente como se fosse o último não é o lema da lógica do “carpe diem”, em que é preciso viver ao máximo toda experiência no presente sem renunciar a nada, porque amanhã você não sabe como será. Viver com uma mentalidade “escatológica” significa viver o momento presente com tudo o meucoração, com toda a minha alma e com todas as minhas forças (Dt 6,5), porque o bem que eu deixo de fazer ninguém pode fazê-lo em meu lugar e o mundo fica marcado para sempre por aquela falta. Se para mim Deus é importante não posso deixá-lo por amanhã. Deus através de Jesus Cristos há por cada um de nós um “evangelho”, ou seja, uma “boa nova”, mas para gozar da sua plenitude é preciso comprometer-se numa relação, onde se descobre que Ele nos amou por primeiro (1Jo 4,19). Não existe relação sem compromisso, isto é a beleza da vida porque somente doando-se sem reserva se vive verdadeiramente.